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PORTUGAL: Bwin: “O nosso patrocínio aos clubes de futebol está em risco”

realreu_1782866i502638935088577680Desde o início da semana que a empresa de apostas e jogos online Bwin suspendeu a publicidade no mercado português.

A decisão da empresa, com sede em Gibraltar, surge na sequência da decisão de tribunal de não suspender a sentença do Tribunal Cível do Porto de considerar ilegal a publicidade da marca. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, John Shepherd, director de comunicação corporativa do grupo bwin.party, reage a esta proibição e explica a posição da empresa.

O responsável da Bwin não revela valores que clarifiquem o verdadeiro impacto do fim da publicidade da marca no mercado português. Mas os números avançados pela Federação Portuguesa de Futebol Profissional dão uma noção dessa dimensão: na época anterior os clubes receberam no âmbito do patrocínio à Taça da Liga (Bwin Cup) 3,8 milhões de euros.

O fim da publicidade em Portugal significa igualmente o desaparecimento de um investimento que, até Novembro do ano passado, de acordo com os dados da MediaMonitor (valores sem descontos), se cifra nos 1,7 milhões de euros, distribuídos pela imprensa e televisão, embora nem todos os meios vejam o investimento em publicidade monitorizado pela empresa da Marktest.

É o caso dos canais temáticos da SportTV e da internet. Neste último media, de acordo com as fontes de mercado ouvidas pelo Dinheiro Vivo, a Bwin é um anunciante de peso e um dos maiores (se não o maior) dos operadores de jogos online, com um bolo de investimento de cerca de um milhão de euros.

Fonte: Dinheiro Vivo

                                                                                                                         

OBSERVATÓRIO

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REGULAÇÃO

Em boa hora enviámos para a Comissão Europeia o entendimento que norteia o nosso trabalho desde 2004

  Entendemos que  devem  ser elaborados  estudos em  prestigiadas  universidades, em  cooperação com operadores e reguladores, recorrendo às bases de registos dos jogos na internet para estudar com precisão os comportamentos e os hábitos dos jogadores. Os resultados destes estudos podem proporcionar uma base empírica à  comunidade científica  internacional na área  da investigação em comportamentos de dependência 

Entendemos que devem ser lançadas campanhas maciças de educação, através de diversos canais de comunicação, com o objectivo de  chegar efectivamente a toda a população, de maneira que esta possa perceber que existe uma verdadeira politica europeia em relação ao jogo e que as condições para um exercício responsável da actividade estão dadas   

Sublinhamos a necessidade de criar observatórios do jogo que alertem e informem os consumidores sobre as práticas de cada operador.  Estes observatórios poderão  ser um incentivo para a implementação de boas práticas nos seus sítios de jogo online. A diferenciação positiva. A transparência dos operadores poderá traduzir-se num capital de confiança junto dos jogadores.   

Entendemos que deverão ser criadas  redes de assistência para jogadores compulsivos, começando pelos centros que já estão a trabalhar no tratamento das adições. Esses centros deverão funcionar sobre uma plataforma tecnológica adequada que permita o intercâmbio de experiências, a actualização de conhecimentos e a colaboração mútua.

DESDE 2004
EDUCAÇÃO/PREVENÇÃO
O programa Jogo Responsável deverá contribuir para assegurar a protecção dos indivíduos, e da sociedade em geral, das consequências negativas do jogo e apostas a dinheiro e simultaneamente proteger o direito de quem pretende jogar.

         

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