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Legislação Europeia de Jogo Online. Qual o passo seguinte na agenda da UE?

Quem melhor poderia discutir o assunto jogo online e suas políticas do que as principais organizações e associações da indústria europeia através dos seus melhores especialistas? Assim aconteceu há umas semanas em Bruxelas num debate sobre legislação europeia do jogo online, organizado pela Qed Communication em parceria com a Gambling Compliance e com o patrocínio da EGBA.

Os acontecimentos recentes na União Europeia com lançamento do Plano de Acção da Comissão Europeia e os relatórios do Parlamento Europeu, mostram claramente que os problemas legais do jogo estão no topo da agenda.

Num cenário mais optimista (pela minha parte) é previsível que num futuro não muito longínquo existam condições políticas para a criação de uma nova regulamentação a nível europeu, como também retomem os trabalhos nos processos de infracção ainda com decisão pendente.

Na referida conferência, foram levantadas, entre outras questões, o seguinte: Que iniciativas se podem esperar do novo Plano de Acção? Quais podem ser as consequências das novas iniciativas para as empresas privadas e os monopólios de jogo do Estado? No futuro poderá existir uma licença europeia comum? Poderá a União Europeia aceitar diferentes níveis de impostos para Casinos online e casinos terrestres (físicos)? O que se pode esperar da pressão que existe actualmente para retomar os processos por infracção? Poderá a União Europeia e/ou as legislações nacionais proteger os titulares de licenças da concorrência?

Para responder a estas perguntas convido-os meus caros leitores a ouvirem Laurie Korpi, director de assuntos legais e jurídicos da Gambling Compliance, que faz um bom “update” sobre a regulação.

Aumento da tendência desde um ponto do consumo da Legislação

O número de licenças e produtos de segmento variam conforme as regulamentações nacionais

– Espanha: 274 licenças (90 gerais (vários segmentos de produto) e 184 únicas (1 produto)) para 52 empresas. As licenças gerais repartem-se ainda por: 44 “outros jogos” (casino, bingo e outros jogos), 28 apostas e 18 concursos).

– Itália: mais de 100 empresas, mais de 400 websites que oferecem a maioria dos mercados verticais, tais como apostas desportivas, poker, e casinos online.

– Dinamarca: 40 empresas e 190 websites. 16 de apostas desportivas, 29 de casinos (mais 3 de apostas com restrição de receitas e 7 operadores de casino com limites de receitas restringidos)

– Alemanha: 20 licenças para apostas desportivas – embora não tenham sido adjudicadas

– Bélgica: 7 A + (casino), 27 B + (casino de apostas de baixo valor) e 7 F1 + (apostas) licenças

– Estónia: 6 operadores, entre jogos de apostas e casino.

 França: 22 empresas com licenças e 51 websites. Segmentos: 16 circuito (póker), 9 desportivas, e 8 de apostas hípicas.

 Estado alemão de Schleswig Holstein: 23 licenças para apostas desportivas e 23 para casinos online.

– Polónia: 3 operadores de apostas desportivas

Acordos bilaterais convertidos num instrumento de regulação transfronteiriça

– Dinamarca: Alderney Gambling Control Commission, Isle of Man Gambling Supervision Commission, Gibraltar Gambling Commissioner, Jersey Gambling Commission, Lotteries and Gaming Authority, Malta.

– Reino Unido: ARJEL, França.

– França: AAMS, Itália, Gambling Commission, Reino Unido DGOJ, Espanha.

 Espanha: ARJEL, França.

– Itália: ARJEL, França.

 Malta: Danish Gambling Authority, Jersey Gambling Commission, Isle of Man Gambling Supervision Commission. Alcohol & Gaming Commission, Ontario.

As legislações dos Estados-Membros delimitam os mercados de jogo online

com listas negras/ listas de bloqueio

– Bélgica: 64 websites na lista negra.
– Estónia: 680 websites na lista de bloqueio.
– Itália: 4.296 websites na lista de bloqueio.
– Chipre: 456 websites na lista de bloqueio.

Contudo, é questionada a sua eficácia

– Noruega: Avaliação do bloqueio de pagamentos.
– Italia: Experiencia com os bloqueios dos websites.

Com o passar dos anos, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), constitui o principal fórum

– Reino Unido: C-275/92 Schindler – 24 março 1994.
– Finlândia: C-124/97 Läärä – 21 setembro 1999.
– Portugal: C-42/07 Santa Casa (SCML)- 8 setembro 2009
– Suécia: C-447/08 Sjöberg e Gerdin – 8 julho 2010.
– França: C-212/08 Zeturf – 30 junho ​2011.
– Letónia C-470/11 Garkalns 19 julho 2012.
– Polonia: processos apensos C-213/11 Fortuna, C-214/11 Grand e C-217/11 Forta – 19 julho 2012.
– Grécia: processos apensos C-186/11 e C-209/11 Stanleybet e o. – 24 janeiro 2013.
– Itália: C-67/98 Zenatti – 21 outubro 1999. C-243/01 Gambelli – 06 novembro 2003. C-338/04 Placanica – 06 março 2007. Processos apensos C-72/10 Costa e C-77/10 Cifone – 16 fevereiro 2012. Processos apensos C-660/11 e C-8/12 Biasci e o.[Pendente].
– Áustria: C-64/08 Ernst Engelmann – 09 setembro 2010. C-347/09 Dickinger e Ömer – 15 setembro 2011. HIT e HIT LARIX – 12 julho 2012. C-390/12 Pfleger e o. [Pendente]
– Alemanha: C-409/06 Winner Wetten – 08 setembro 2010. Processos apensos C-316/07, C-358/07 a C-360/07, C-409/07 e C-410/07 Markus Stoß – 08 setembro 2010. C-46/08 Carmen Media – 08 setembro 2010. Westlotto e Digibet [Pendente].
– Holanda: C-203/08 Betfair vs Ministério da Justiça – 3 junho 2010. C-258/08 Ladbrokes vs De Lotto – 3 de junho de 2010.

e a Comissão Europeia através de processos por infracção

Fonte Aposta X

                                                                                                                                                             

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PROJECTO EUROPEU EM DESENVOLVIMENTO

   The Remote Gambling Observatory aggregates transparent and credible information on the licensed operators in the various jurisdictions of the European Union, monitoring their policies for responsible gambling by internationally recognized and scientifically validated standards.
Through the indicators  and dimensions of analysis that make up those standards, the Observatory allows an, independent and accurate, assessment of the operators, with regard to its security policies and consumer protectionin several domains.
On the way to a european gambling market regulation, the transparency and accuracy of responsible gambling data disclosed to the public, represents a clear contribution of licensed operators for a reliable gambling environment, reinforcing the consumers trust on the safety of their bets and the knowledge of a sector committed to quality products and with respect for their customers.

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   O Observatório do Jogo Remoto agrega informação, transparente e credível, sobre os operadores licenciados nas diversas jurisdições da União Europeia, monitorizando as suas políticas de jogo responsável através de requisitos reconhecidos internacionalmente e validados cientificamente.
Através das dimensões de análise e indicadores que compõem aqueles requisitos, o Observatório permite efectuar uma avaliação, independente e rigorosa dos operadores, no que respeita às suas políticas de segurança e protecção dos consumidores nas mais variadas vertentes.
Num caminho para uma regulação europeia do mercado do jogo, a transparência e o rigor da informação prestada ao público no que concerne ao jogo responsável, representa um claro contributo dos operadores licenciados para um ambiente de jogo credível, reforçando a confiança dos consumidores na segurança das suas apostas e no conhecimento de um sector comprometido com a qualidade dos seus produtos e com o respeito pelos seus clientes.

 

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