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PORTUGAL: Amorim Turismo vai investir 100 milhões no casino-hotel

Operadores e Casinos de Portugal

08/09/05 PORTUGAL: Amorim Turismo vai investir 100 milhões no casino-hotel

A Península receberá o segundo hotel da marca própria da Amorim Turismo, a Blue & Green.

A Amorim Turismo, agora liderada por Jorge Armindo, vai investir 100 milhões de euros em Tróia. A empresa será responsável pelo desenvolvimento de um hotel-casino e de um centro de congressos, após a Sonae ter acordado com o empresário Américo Amorim a alienação da Granosalis, empresa concessionária da zona de jogo e responsável pela construção destes equipamentos integrados no projecto do Tróiaresort.

O hotel-casino deverá estar operacional em 2007, sendo que a unidade hoteleira de cinco estrelas será a segunda da rede hoteleira Blue & Green que a Amorim Turismo está agora a iniciar (o primeiro hotel da nova marca, em Vilamoura, entrou recentemente em operação). As obras já podem formalmente avançar, depois de ter sido autorizada a transferência da concessionária do jogo de Tróia da Sonae para a Amorim Turismo.

O hotel-casino nascerá da recuperação de um edifício de 14 pisos, sendo que a unidade hoteleira deverá comportar cerca de 200 quartos. A sala de jogo, que deverá obedecer aos critérios habituais – espaço para ‘slot-machines, sala de jogos tradicionais e entretenimento – ficará instalada a 40 minutos de Lisboa, mas esta proximidade não significa que consiga captar clientes da capital. Um ano antes do casino de Tróia entrar em operação, já o de Lisboa estará em velocidade cruzeiro. A área de influência do futuro casino de Tróia (a uma distância de 30 minutos) abrange uma população da ordem dos 750 mil habitantes.

A Amorim Turismo tem, desde Agosto, uma nova estrutura accionista, que integra Jorge Armindo (que também assumiu a liderança da empresa), os irmãos do empresário Américo Amorim, António e Joaquim, e o sobrinho José Américo. Esta alteração deveu-se a uma reestruturação que o grupo Amorim decidiu efectuar, tendo Américo Amorim ficado com a totalidade da Amorim Imobiliária após a venda da sub-holding para o turismo.

A Amorim Turismo foi responsável por um resultado líquido consolidado de 5,6 milhões de euros no ano passado, um volume de negócios de 60,154 milhões e um EBITDA de 14,4 milhões. A empresa tem actividade centrada na promoção e gestão hoteleira (tendo como parceiro a Accor) e no jogo.

Ficha do projecto

O investimento previsto para o desenvolvimento do casino-hotel e do centro de congressos é de 100 milhões de euros. Inicialmente estava previsto um gasto de 80 milhões

O equipamento hoteleiro e de entretenimento irá ocupar um edifício de 14 pisos, que será integralmente remodelado

A Amorim Turismo vai apostar na expansão da recém-criada marca Blue & Green. O hotel de Tróia será a segunda unidade a utilizar esta insígnia da empresa

Na área de influência de Tróia (30 minutos) habitam cerca de 750 mil pessoas, um mercado pequeno para a viabilidade do casino.

Fonte: Diario Economico

Sónia Santos Pereira

                                                                                                                                                             

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