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PORTUGAL: Costa do Estoril vai investir 2,4 M? em promoção em 2006

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17/01/06 PORTUGAL: Costa do Estoril vai investir 2,4 M? em promoção em 2006

A Junta de Turismo da Costa do Estoril vai gastar este ano 2,4 milhões de euros na promoção da região, de um orçamento total de 7,2 milhões de euros, revelou esta terça-feira o presidente da entidade, Duarte Nobre Guedes.

Além dos gastos em promoção, que vão aumentar 33% face a 2005, aJunta estima investir 4,8 milhões de euros em animação e eventos, em linha com o utilizado no ano passado, quando o orçamento total foi de 6,3 milhões de euros.

O objectivo para 2006 é aumentar o número geral de dormidas em 3% (cerca de 35 mil), consolidar a estadia média dos visitantes nas quatro noites, diminuir os efeitos negativos da sazonalidade e aumentar a receita média, explicou Nobre Guedes num encontro com jornalistas.

No médio prazo, a estratégia passa por «reconquistar a notoriedade» da Costa do Estoril, «requalificar o produto e aumentar a qualidade, para poder subir também o preço médio dos quartos», acrescentou o responsável.

Referindo-se à Costa do Estoril como um «mosaico de produtos de qualidade», onde se incluem o turismo de lazer, activo, de negócios e golfe, Nobre Guedes frisou que a aposta deve passar pela oferta diferenciada e pelo lançamento de novos produtos que permitam captar e fidelizar os visitantes.

Os principais mercados, ou «estruturantes», da Costa do Estoril continuam a ser Portugal, Espanha e Reino Unido (representando mais de 50% do total de dormidas), destacando-se ainda a Escandinávia, Holanda e Alemanha entre os mercados considerados de «suporte».

Duarte Nobre Guedes comparou, em termos de dimensão e semelhanças, a Costa do Estoril à francesa Cannes, que supera a região portuguesa com mais 3.500 camas, mas tem uma taxa de ocupação média inferior (55%, face aos 57% verificados na Costa do Estoril em 2005) e uma estadia média menor (2,7 dias, face a 3,4 dias no Estoril).

Em termos de preços médios por quarto, Cannes bate a Costa do Estoril, onde um quarto de cinco estrelas custa 159 euros, menos 131 euros que na congénere francesa.

Outros concorrentes directos são as também francesas Nice e Biarritz, assim como Istria (Croácia), Liguria (Itália) e Sitges (Espanha).

Nos próximos três anos, a Costa do Estoril vai continuar a «reforçar a oferta de qualidade», prevendo-se que até 2008 tenha mais 1.500 camas em hotéis de cinco estrelas.

Nesse cenário, «a oferta estará de acordo com o destino», salientou Duarte Nobre Guedes, precisando que o peso dos hotéis de quatro e cinco estrelas na região passará dos actuais 55 para 75%.

Em 2005, a Costa do Estoril teve um aumento de 4% nas dormidas (para um total de 1.046.307), em linha com o verificado no restante mercado português e 2,8% acima de Lisboa.

Os hotéis de cinco estrelas representaram 19 por cento das dormidas, os de quatro estrelas 56% e os de três estrelas apenas 20% das dormidas, o que «denota o nível de alojamento de qualidade que se quer para a região», disse Duarte Guedes.

A estadia média global atingiu 3,33 dias, em alta de 9%, demonstrando que «a grande tendência dos turista é a de short- breaks e não mera passagem», reforçou o responsável.

O presidente da Junta de Turismo do Estoril destacou a vantagem da proximidade geográfica com Lisboa e revelou que as «principais críticas» dos turistas prendem-se com problemas de trânsito e sinalização, mas garantiu que as duas questões estão a ser resolvidas, a nível urbano e não urbano, de forma a «facilitar a mobilidade dos visitantes» da região.

Garantindo que a entidade está «a realizar um esforço» para preencher a agenda com eventos nos «meses mais complicados» do Inverno, Duarte Guedes adiantou que os principais eventos deste ano serão o Concurso Internacional de Saltos Cinco Estrelas e a prova de ecodesporto Estoril Portugal XPD Race.

Por confirmar está ainda a realização do campeonato mundial de kite surf, um dos desportos radicais mais em voga actualmente.

Fonte: Mundo PT

                                                                                                                                                             

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