| O MERCADO DE JOGO | ARTIGOS DE OPINIÃO | NOTÍCIAS |

ESPANHA: Cerca de 1000 slot-machines das 9.600 existentes darão baixa em Castilla-La Mancha em finais de 2012, segundo a Federação

08.12.2012 – A Federação de Associações de Máquinas Recreativas de Castilla- La Mancha (FAMASCAMAN) estima que nos finais deste ano darão baixa cerca de 1100 recreativas das 9.600 que existem na região, o que representa uma descida de 12 por cento.

TOLEDO, 8 (EUROPA PRESS)

Assim o indicou em declarações à Europa Press o seu secretário,  Jesús María Molina, que assinalou que para o próximo ano o sector se ficará com cerca de 8.500 slot-machines nos negócios e estabelecimentos da região.

Molina indicou que esta descida surge principalmente em virtude do encerramento de alguns bares que contavam com estas máquinas, a que se juntou o facto de que os clientes “dedicam menos dinheiro” aos jogos de azar, pelo que os donos dos estabelecimentos decidem prescindir de algumas delas por não serem rentáveis economicamente.

Também assinalou que muitas pessoas dedicam este dinheiro aos operadores de jogo “online”, que concorrem com as máquinas físicas que têm os negócios da região.

RECLAMAÇÕES DO SECTOR

Molina manifestou que é necessário impulsionar medidas para que se regule esta situação de “desigualdade” com os operadores de jogo “online”, pois a sua vantagem reside em que “são tributados de acordo com os seus rendimentos, podem ter publicidade e os seus custos económicos são mais baixos do que os de um negócio físico.”

Perante esta situação de “desvantagem”, sugeriram que as máquinas físicas também possam ter publicidade, que os empresários possam pagar os seus impostos cada trimestre e não anualmente ou que paguem um montante proporcional à receita de cada máquina.

Se os empresários da região, que pagam uma taxa anual de 3.700 euros por máquina, pudessem pagar um valor proporcional de três em três meses, teriam a possibilidade de decidir se as mantinham ou não sem esperar que decorra todo o ano, o que seria um custo alto para os que decidiram dar baixa, segundo o secretário desta federação.

Nesta linha, a Federação deseja que o Governo regional tome medidas perante esta situação de “desvantagem” e acrescentou que o Ministério de Finanças já mostrou “sensibilidade” às exigências do sector nas reuniões que mantiveram.

ARRECADAÇÃO

Sobre a arrecadação destas máquinas, explicou que em 2011 rondou os 12.000 euros cada slot-machine, ano que sofreu a “maior descida” em receitas, e para este ano ainda não pode oferecer dados precisos, mas calcula que a arrecadação será “menor que esta verba” ainda que não aconteça uma descida tão acentuada como em 2011.

A Federação de Máquinas Recreativas de Castilla-La Mancha é composta por umas 200 empresas, que aglutinam 90 por cento do sector da região, que é composto por cerca de 300 empresas, segundo o seu secretário.

Fonte: elEconomista.es

                                                                                                                         

OBSERVATÓRIO

.

.

REGULAÇÃO

Em boa hora enviámos para a Comissão Europeia o entendimento que norteia o nosso trabalho desde 2004

Entendemos que  devem  ser elaborados  estudos em  prestigiadas  universidades, em  cooperação com operadores e reguladores, recorrendo às bases de registos dos jogos na internet para estudar com precisão os comportamentos e os hábitos dos jogadores. Os resultados destes estudos podem proporcionar uma base empírica à  comunidade científica  internacional na área  da investigação em comportamentos de dependência 

Entendemos que devem ser lançadas campanhas maciças de educação, através de diversos canais de comunicação, com o objectivo de  chegar efectivamente a toda a população, de maneira que esta possa perceber que existe uma verdadeira politica europeia em relação ao jogo e que as condições para um exercício responsável da actividade estão dadas   

Sublinhamos a necessidade de criar observatórios do jogo que alertem e informem os consumidores sobre as práticas de cada operador.  Estes observatórios poderão  ser um incentivo para a implementação de boas práticas nos seus sítios de jogo online. A diferenciação positiva. A transparência dos operadores poderá traduzir-se num capital de confiança junto dos jogadores.   

Entendemos que deverão ser criadas  redes de assistência para jogadores compulsivos, começando pelos centros que já estão a trabalhar no tratamento das adições. Esses centros deverão funcionar sobre uma plataforma tecnológica adequada que permita o intercâmbio de experiências, a actualização de conhecimentos e a colaboração mútua.

Problema de saúde pública

DESDE 2004
EDUCAÇÃO/PREVENÇÃO
O programa Jogo Responsável deverá contribuir para assegurar a protecção dos indivíduos, e da sociedade em geral, das consequências negativas do jogo e apostas a dinheiro e simultaneamente proteger o direito de quem pretende jogar.

         

Related Posts

Leave A Response

Example Skins

dark_red dark_navi dark_brown light_red light_navi light_brown

Primary Color

Link Color

Background Color

Background Patterns

pattern-1 pattern-2 pattern-3 pattern-4 pattern-5 pattern-6

Main text color