21/07/06 PORTUGAL: Stanley Ho reduz participação na EDP
A Energy Finance, empresa detida maioritariamente pelo magnata do jogo de Macau, Satanley Ho, informou ontem a EDP que tinha reduzido a sua participação na eléctrica portuguesa de 2,02% para 1,008%.
Uma decisão, à primeira vista, contrária à intenção manifestada há cerca de um mês pelo empresário, numa entrevista à agência Lusa, de reforçar a sua posição na empresa até 10%.
Fonte da Energy Finance explicou ao DN que esta redução se deve apenas a uma arrumação da carteira de acções, mas as intenções do empresário relativamente à eléctrica mantêm-se. Recorde-se que na entrevista, Stanley Ho explicou, inclusivamente, como o faria o reforço na EDP. Este seria concretizado com capitais resultantes das receitas obtidas com a entrada da sociedade que irá controlar o jogo de Macau na Bolsa de Hong Kong, o que deveria acontecer em Outubro ou Novembro deste ano.
A mesma fonte da Energy Finance assegurou ainda que esta redução nada tem a ver com a estratégia delineada para a EDP para o próximo triénio e cujas linhas gerais foram apresentadas quarta-feira, em Londres, pelo presidente da comissão executiva da eléctrica, António Mexia. Um plano, que ainda não foi aprovado pelo conselho de supervisão da EDP, tal como noticiava ontem o Jornal de Negócios. António de Almeida, o presidente daquele orgão representativo dos accionistas, que entrou em funcionamento no dia 1 de Julho, justificou a não aprovação com falta de tempo.
Mas segundo fontes de alguns dos accionistas da eléctrica, o facto de António Mexia ter marcado a reunião em Londres com analistas para a apresentação do plano antes do conselho de supervisão ter conhecimento do mesmo, não agradou a alguns membros daquele orgão. Desde que foi constituído, o conselho de supervisão só reuniu uma vez com o presidente da comissão executiva da EDP. E foi nessa reunião que foi apresentado o plano estratégico.
O documento prevê a realização de investimentos de 5,6 mil milhões de euros, apostando na área da produção, nomeadamente das renováveis (sobretudo nas eólicas), e estima receitas de 800 milhões de euros resultantes de alienações.
A estratégia de Mexia promete igualmente um aumento de 8% ao ano de dividendos. Uma estratégia que foi bem aceite pelo mercado (ver caixa em cima) e defendida por alguns dos accionistas da empresa contactados pelo DN, que defendem que esta vem no seguimento das linhas traçadas por Talone.
Fonte: Diário de Notícias
Ana Tomás Ribeiro
Desde 2004
Visite a nossa página no facebook … aqui
PROJECTO EUROPEU EM DESENVOLVIMENTO

The Remote Gambling Observatory aggregates transparent and credible information on the licensed operators in the various jurisdictions of the European Union, monitoring their policies for responsible gambling by internationally recognized and scientifically validated standards.
O Observatório do Jogo Remoto agrega informação, transparente e credível, sobre os operadores licenciados nas diversas jurisdições da União Europeia, monitorizando as suas políticas de jogo responsável através de requisitos reconhecidos internacionalmente e validados cientificamente.
Através das dimensões de análise e indicadores que compõem aqueles requisitos, o Observatório permite efectuar uma avaliação, independente e rigorosa dos operadores, no que respeita às suas políticas de segurança e protecção dos consumidores nas mais variadas vertentes.
Num caminho para uma regulação europeia do mercado do jogo, a transparência e o rigor da informação prestada ao público no que concerne ao jogo responsável, representa um claro contributo dos operadores licenciados para um ambiente de jogo credível, reforçando a confiança dos consumidores na segurança das suas apostas e no conhecimento de um sector comprometido com a qualidade dos seus produtos e com o respeito pelos seus clientes.
All rights reserved | Todos os direitos reservados | responsiblegambling.eu
Leave A Response
- You must be logged in to post a comment.






























