Os chineses da HNA detêm 45% do capital de HK Express, fundada em 2004 pelo empresário dos casinos. E um dos administradores de uma empresa sua foi chamado pelo Governo para negociar o novo acordo de venda da TAP com o consórcio Atlantic Gateway.
A HK Express foi fundada em 2004 pelo empresários dos casinos e a HNA entrou no seu capital em 2006, com a compra de 45%. Do capital inicial, Stanley Ho detém agora uma fatia de 25%.
O empresário e a TAP já têm um passado, quando Stanley Ho comprou, através da Geocapital, 85% da unidade de manutenção que pertencia à companhia brasileira Varig, com os restantes 15% a ficarem nas mãos da TAP em 2006.
Apenas um ano depois, a TAP comprou os 85% detidos pela Geocapital com um prémio de 20%, 4,1 milhões de euros. Esta operação está a ser investigada actualmente pela Procuradoria-Geral da República, o que levou a buscas e inquirições ao presidente Fernando Pinto.
A parceria terminou em 2007, mas a Geocapital voltou a cruzar-se indirectamente com a TAP aquando da privatização. Um dos administradores da Geocapital, Diogo Lacerda Machado, foi chamado pelo Governo para negociar em nome do Estado o novo acordo de venda da TAP com a Atlantic Gateway.
A HNA detém 24% da Azul, a companhia área brasileira fundada por David Neeleman, um dos sócios do consórcio Atlantic Gateway que controla actualmente a TAP.
No memorando de entendimento assinado em Fevereiro, o Governo autorizou a entrada da HNA no capital social da Atlantic Gateway em percentagem a acordar entre os novos donos da TAP e os chineses, desde que não ponha em causa as regras comunitárias.
A HNA ficou igualmente autorizada a subscrever directamente parte do empréstimo de 120 milhões de euros, convertível em acções.
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