Em resultado da crise, existe uma diminuição das quantidades jogadas
A Fundação Codere e o Instituto de Política y Gobernanza da Oniversidade Carlos III de Madrid (IPOLGOB-UC3M) publicam nas suas páginas web, de forma livre e gratuita, a V edição do estudo “Percepção social dos jogos de azar em Espanha 2014”, que recolhe os hábitos de ócio e jogo dos espanhóis ao longo do ano, incorporando questões e temas de interesse da actualidade da indústria.
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Uma das principais conclusões que se constata ao longo da série dos cinco relatórios já realizados é que, apesar da “democratização do jogo” (jogam quase todos os espanhóis), se mantém uma progressiva diminuição dos valores jogados ou apostados como consequência da crise económica, o que demonstra uma maior “racionalização” no consumo do jogo. Por outro lado, sublinha a necessária “normalização” da atividade de jogo que, apesar do seu desenvolvimento continua associado a uma percepção negativa em termos gerais.
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Novos conteúdos inéditos
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O relatório inclui novos conteúdos que se estudam pela primeira vez em Espanha e não se analisam nas edições anteriores: o perfil dos jogadores e o impacto e extensão do sorteio “La Grossa” na Catalunha; o perfil dos jogadores da maioria das lotarias de Natal, El Niño e os sorteios semanais da SELAE; O perfil dos compradores de cupons da OID; a reputação da publicidade do jogo online; o estudo da qualidade percebida pelos usuários dos casinos, bingos e salas de jogos e o ambiente social nesses estabelecimentos.
O relatório também destaca algumas novidades no consumo de jogo por parte dos espanhóis no ano passado, entre as quais destaca o crescimento das apostas desportivas. Chama a atenção para a percepção positiva dos jovens para o bingo, pese embora a necessária “renovação” neste segmento. No entanto, destaca negativamente que ainda 43,3% dos espanhóis reconhece consumir jogo online a partir de sites não autorizados.
O estudo identifica uma série de conclusões que permanecem das edições anteriores: A Internet tornou-se um ecossistema natural para as apostas desportivas e o poker nas suas diversas versões; uma parte significativa de jogadores online também são jogadores presenciais; a motivação básica dos jogos de azar online é o entretenimento, mas também a ideia de “competição” e o desejo de demonstrar a “habilidade” frente a outros jogadores.
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