| O MERCADO DE JOGO | ARTIGOS DE OPINIÃO | NOTÍCIAS |

ESPANHA: França, Itália, Portugal e Espanha combaterão o jogo online fraudulento

França-Itália-Portugal-e-Espanha-combaterão-o-jogo-online-fraudulento-300x14225.06.2012 – Um dos objectivos que se fixaram na reunião do passado Junho mantiveram os quatro reguladores em Barcelona.

Nos passados dias 19 e 20 de Junho reuniram-se os reguladores do jogo online de quatro países europeus, França, Itália, Portugal e Espanha. O objectivo do encontro era aprofundar numa estratégia comum de regulação do jogo online, propiciar a cooperação operativa no âmbito normativo da regulação e reforçar os intercâmbios de informação.

Os quatro países partilham um principio de actuação comum: o jogo não é uma actividade normal, mas uma actividade em que cada Estado deve garantir a ordem pública no seu território, protegendo os consumidores frente à fraude e actividades criminais, prevenindo a adição, especialmente entre os grupos vulneráveis, assegurando a integridade do desporto e dos jogos, e combatendo o jogo ilegal.

Estes objectivos só podem efectivamente ser conseguidos por cada Estado individualmente em relação com cada realidade ética, cultural e social, através de sólidos instrumentos de regulação, levados a cabo pelas autoridades públicas, e não exclusivamente através das influências do mercado. Este principio e visão comuns tornam possível um entendimento mais alargado e frutífero que permite avançar numa cooperação que assenta nas bases numa melhor protecção dos objectivos previstos nas respectivas legislações..

O conjunto das reuniões permitiu ir perfilando uma estratégia regulatória comum e estabelecendo as bases de um intercâmbio de informação tanto no âmbito dos operadores licenciados em mais de um país, como na luta contra os operadores ilegais, e um melhor entendimento dos diferentes jogos autorizados em cada país, a sua estrutura legal e a informação do mercado. Tudo isto tendo em conta as possíveis restrições impostas pela legislação de protecção de dados.

Adicionalmente, deram-se os passos iniciais para uma possível fluidez internacional em determinados jogos e em alguns dos países participantes na reunião.

Apesar do diferente grau de progresso normativo e de desenvolvimento do mercado que se observa em cada um dos quatro países, as reuniões serviram para um melhor conhecimento dos respectivos reguladores e suas equipas e para estreitar laços de cooperação e permitir um avanço conjunto, em que os quatro países se mostrem abertos à incorporação de outros países europeus com princípios e estratégias regulatórias similares.

O próximo encontro será celebrado em Paris, em Dezembro de 2012.

Notícia: Sector de Juego
Tradução: Observatório do Jogo Remoto

                                                                                                                         

OBSERVATÓRIO

 .

.

REGULAÇÃO

Em boa hora enviámos para a Comissão Europeia o entendimento que norteia o nosso trabalho desde 2004

  Entendemos que  devem  ser elaborados  estudos em  prestigiadas  universidades, em  cooperação com operadores e reguladores, recorrendo às bases de registos dos jogos na internet para estudar com precisão os comportamentos e os hábitos dos jogadores. Os resultados destes estudos podem proporcionar uma base empírica à  comunidade científica  internacional na área  da investigação em comportamentos de dependência 

Entendemos que devem ser lançadas campanhas maciças de educação, através de diversos canais de comunicação, com o objectivo de  chegar efectivamente a toda a população, de maneira que esta possa perceber que existe uma verdadeira politica europeia em relação ao jogo e que as condições para um exercício responsável da actividade estão dadas   

Sublinhamos a necessidade de criar observatórios do jogo que alertem e informem os consumidores sobre as práticas de cada operador.  Estes observatórios poderão  ser um incentivo para a implementação de boas práticas nos seus sítios de jogo online. A diferenciação positiva. A transparência dos operadores poderá traduzir-se num capital de confiança junto dos jogadores.   

Entendemos que deverão ser criadas  redes de assistência para jogadores compulsivos, começando pelos centros que já estão a trabalhar no tratamento das adições. Esses centros deverão funcionar sobre uma plataforma tecnológica adequada que permita o intercâmbio de experiências, a actualização de conhecimentos e a colaboração mútua.

DESDE 2004
EDUCAÇÃO/PREVENÇÃO
O programa Jogo Responsável deverá contribuir para assegurar a protecção dos indivíduos, e da sociedade em geral, das consequências negativas do jogo e apostas a dinheiro e simultaneamente proteger o direito de quem pretende jogar.

         

Related Posts

Leave A Response

Example Skins

dark_red dark_navi dark_brown light_red light_navi light_brown

Primary Color

Link Color

Background Color

Background Patterns

pattern-1 pattern-2 pattern-3 pattern-4 pattern-5 pattern-6

Main text color